Quem Somos

História


   Do sonho de duas pessoas, nasceu a rádio. Alexandre Sales e Fernando Diniz Alves. 20 de Abril de 1985. Um sábado. De duas vozes, surgiu a primeira emissão; Amílcar Fialho e Costa Marques. Da rádio se fizeram canções. Das canções os primeiros sucessos. Na então vila de Torres Novas, através das primeiras emissões piratas. Programas para todos os gostos; Desde os mais novos com a Mala Voadora, aos históricos Página Torrejana e muitos outros. Bola de trapos, Avenida, Os 20 Mais. Apenas 3 dos muitos que marcaram uma geração de torrejanos que ainda hoje recordam outros tempos. De outra rádio certamente, com outro peso, mas também de outras realidades.

   Das presenças de Mário Soares a Xanana Gusmão. Da passagem de Torres Novas a cidade. Do reatar da tradição da festa da Bênção do gado em Riachos, às primeiras feiras em Torres Novas. Das batalhas eleitorais ganhas por menos de uma centena de votos, como a 1ª eleição de António Rodrigues. Da luz que se fez na iluminação do estádio Municipal às históricas subidas de divisão. Tudo isto, afinal, a história contemporânea de Torres Novas, passou por aqui; Primeiro em 102.5, depois em 100.6 para se fixar definitivamente nos actuais 100.8.

   Uma rádio com pessoas dentro; Aquelas que permanecem (Joaquim Matias Pedro, Vitória Maria, Pedro Dias, apenas para citar 3 exemplos), a outras que partiram (Luis Filipe Santos, Padre Amílcar Fialho, Fausto Monteiro); algumas delas, cedo de mais, como Miguel Leite ou André Moutinho. Uma rádio que afinal é de todos e hoje também de todo o mundo, através da Internet ou das novas redes sociais como o Facebook. Uma rádio que foi, é, e será sempre, aquilo que os nossos ouvintes entenderem.

   A Rádio Local de Torres Novas, 1ª designação da estação, surgiu em 20 de Abril de 1985. Depois de uma 1ª fase, onde emitia apenas ao fim-de-semana, a Rádio Local alterou a sua designação de antena para “Torres Novas FM”, emitindo a partir de Torres Novas, na frequência de 100.8 MHZ. O Padre Amílcar Fialho, Costa Marques, Jorge Branco e Elsa Abrantes foram alguns dos primeiros nomes a ir para o “AR”. Seguiram-se Vitória Maria, António Rodrigues, Pedro Dias e muitos outros, que ao longo dos últimos 25 anos têm feito a história desta rádio. 25 anos depois, a TNFM continua a assumir-se como a rádio local de Torres Novas, acompanhando diariamente as principais actividades sociais, culturais e desportivas no concelho. Quanto à actual programação, de carácter generalista, procura ir ao encontro de vários gostos musicais, da nova música Portuguesa ao Fado, dos sucessos do momento às recordações da década de 80, 24/24 horas, todos os dias da semana.